Oi Oi pessoas lindas! Espero que esteja tudo bem com voces!

Passei o dia inteirinho pesquisando, lendo, tentando achar algo interessante pra postar pra vocês aqui hoje, e não consegui pensar em nada. Daí lembrei que o intuito do blog é ser mais pessoal, e pensei: Porque não falar sobre algo que aconteceu comigo e que muita gente não entende?

Síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo que não haja motivo algum para isso ou sinais de perigo iminente. As crises são seguidas de preocupação persistente com a possibilidade de ter novos ataques e com as consequências desses ataques, seja dificultando a rotina do dia a dia, seja por medo de perder o controle, enlouquecer ou ter um ataque no coração. (Fonte: Minha Vida)

Existem muitas coisas que podem causar a síndrome do pânico, entre elas estão: genética, estresse, mudanças radicais, morte de alguém próximo e etc.

No meio do ano passado, eu comecei sentir muitas coisas que eu não entendia, como: coração acelerado, palpitações, falta de ar, dificuldade pra engolir, e uma sensação horrível de que tudo que estava ao meu redor não era real. Fui deixando passar, achando que era só um mal estar passageiro, até que esses sintomas começaram a ser mais frequentes e a me incomodar muito mais. Eu não conseguia ignorar mais. Não conseguia pensar que não era nada. Fui em muitos médicos, fiz todos os exames que vocês puderem imaginar, até endoscopia e laringoscopia (onde o otorrino coloca uma camera na sua garganta pra ver se tem algo). Em todos os exames, os resultados foram normais. Com exceção de uma inflamação na garganta e um colesterol alto, eu não tinha nada. Com o tempo, fui deixando de sair e de fazer coisas que eu gostava.

Então, o que eu tinha? O que era todas as coisas que eu sentia?

Numa noite eu não conseguia dormir, eram 4 horas da manhã quando eu tive minha primeira crise. Senti as palpitações no peito, falta de ar, tontura, tremia sem motivo nenhum, e meu corpo inteiro formigava. Eu realmente achei que ia morrer. Fiquei apavorada e corri chamar minha mãe. Fomos pro hospital, e lá, depois de muito tempo de espera, eu fui atendida. Expliquei pro médico o que eu sentia, e tudo o que ele me disse foi: “Olha, pelo que você contou parece ser emocional”. Eu fiquei sem entender como ele podia ter tanta certeza sem fazer nenhum exame, mas confiei e tomei o calmante que me passaram, voltei pra casa e dormi. No dia seguinte, minha mãe marcou consulta com um clínico geral pra mim, e depois de mais exames e de contar sobre o acontecido do hospital, ele chegou a mesma conclusão que o médico do hospital. Por esse clínico geral ser formado em psiquiatria, ele me passou um antidepressivo. No dia seguinte, eu decidi que queria passar com um psicólogo, porque eu não queria tomar o remédio sem ter certeza do que eu tinha. Marquei com uma psicóloga, e no final da consulta ela me deu o diagnóstico: depressão e síndrome do pânico. No começo, eu sentia vergonha em dizer para as pessoas o que eu tinha e que passava com psicóloga, depois fui me acostumando. Hoje, tomo dois antidepressivos de doses baixas e continuo com o tratamento psicológico.

Não vou dizer pra vocês que estou curada, mas hoje eu consigo levar uma vida completamente normal, tendo alguns sintomas somente quando eu estou mais ansiosa ou nervosa.

Você conhece alguém com SP? Já passou por isso ou por alguma outra doença psicológica? Compartilhem suas histórias aqui comigo (sem medo hein haha ;))

Enfim, post foi mega longo hoje, mas espero que vocês gostem! Essa semana tem vídeo novo no canal, fiquem de olho 😀

beijinhos!

4 Comments on Síndrome do Pânico – Você sabe o que é?

  1. Eu tenho síndrome do pânico e particularmente não gosto de tomar remédios. Uma porque não acredito que remédio é a solução para todos os problemas e outra por causa dos efeitos colaterais.

    Por isso sempre dou prioridade a métodos e terapias alternativas ou naturais para minhas enfermidades. Algumas abordagens não são tão boas e outras acertam em cheio. É o caso da técnica do movimento único baseado em psicologia cognitiva para tratamento da síndrome do pânico.

    Estou melhorando gradativamente e já não sinto muitos dos sintomas do pânico.

    O site que ensina é
    https://www.sempanico.net.br/

    Fica aí a dica espero ter ajudado.

    Abraço e tudo de bom para vc.

    • também não curtia remédios, mas no meu caso sempre foi necessário. Amo terapias naturais! Hoje em dia continuo em tratamento depois de uma recaída, e troquei a abordagem psicológica, tá sendo bem melhor!
      obrigada!
      Te desejo tudo de bom e melhoras dessa coisinha chata que é o pânico!

    • é complicado mesmo. Hoje em dia tá cada vez mais comum as pessoas ficarem depressivas e ansiosas, então acho legal tentar conscientizar quem não sabe sobre as doenças. Eu só conheço minha vó que tem sindrome do pânico, e tento ajudar ela conforme eu posso, mas é difícil. obrigada pela visita, viu? volte sempre! beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.