Ahh, a Terra Média!
Dia de post geek! Eu sei que não é o que o pessoal procura no blog, massss, não posso abandonar esse meu lado, né? Sou completamente apaixonada por Senhor dos Anéis desde que me conheço por gente. Meu pai me apresentou os filmes quando eu era mais nova e eu nunca mais larguei. Não me lembro exatamente quando foi, deve ter sido na época de 2005, por aí, porque os filmes já haviam todos saídos. Com o tempo eu fui me aprofundando mais nesse universo maravilhoso de Tolkien.

Como seria viver na terra média?

terra mediaApesar de nunca ter lido todos os livros, por completo, já li todos várias vezes e pesquisei MUITO. Passava horas na frente do pc, lendo sobre a estória toda, procurando mais informações sobre a estória da terra média, sobre os elfos, as linguagens utilizadas. Não há como negar que Tolkien escreveu um mundo maravilhosamente cheio de detalhes, tão completo e complexo que é possível encontrar artigos na internet e em fóruns discutindo a possibilidade de tudo aquilo não ser apenas imaginação.

Em vários trechos de vários livros e entrevistas, Tolkien mencionava que seus livros eram apenas “compilados de informações retiradas do livro vermelho” e que a Terra Média era sim o nosso mundo, apenas com um nome diferente assim como Midgard (Mitologia Nórdica).

Eis que então vem a pergunta: e se a terra média fosse real? E se tudo aquilo tivesse mesmo acontecido? E se todas aquelas criaturas um dia realmente tenham existido? E se..?

E se a gente ainda vivesse naquela época?

Que fã de LOTR nunca se imaginou vivendo na Terra Média, lutando contra dragões, ao lado de elfos e anões? Visitando o Condado? Tenho certeza que são muitos, não é a toa que existe o “Condado” para ser visitado lá na Nova Zelândia.

terra media3Como seria viver na Terra Média, na época da Guerra do Anel? Como você, leitor (a), reagiria ao trombar com um Hobbit no meio de um campo, ou com um Elfo no meio da floresta? Qual seria tua reação ao se ver contra um grupo de orcs, com sua vida sendo ameaçada? Você lutaria? Fugiria?

Se você, leitor (a), for uma mulher, a gente já sabe que provavelmente nem poderíamos sair da Cidade. Vemos como as mulheres são vistas como fracas ao acompanhar Éowin. Eu gosto de pensar que seria como ela, que não me renderia as vontades dos homens e que iria lutar pelo que achasse certo.

Mas seria bem vinda? É claro que entre os elfos não há essa distinção entre homens e mulheres, já que elas tem total permissão para lutar ao lado de seus companheiros, até mesmo para comandar, como vemos ser o caso de Galadriel. Mas e entre os homens? Gosto de acreditar que Gandalf seria capaz de entender a vontade de lutar pelo que acha certo e fazer a diferença no mundo, independente de sexo.
E se você for um homem? Lutaria em guerras mesmo sabendo que as chances de voltar para casa eram quase nulas?

terra media 2

Conhecer o Condado, festejar junto com os hobbits, beber até não poder mais, dançar. Se acostumar com elfos andando silenciosamente, ser pega de supresa com alguém do seu lado, conviver com alguém que não morre e te ve apenas como uma coisa passageira e fraca. Ou ter a sorte de conhecer elfos como o Legolas e Arwen, que não se importam de serem amigos de um mero mortal. Que sofreriam com você e estariam com você até o final. Rir com o humor dos anões, fazer apostas com eles e deixa-los ganhar para poder ouvir o quanto eles gostam de se vangloriar. Morar na cidade branca, apoiar Aragorn como Rei de Gondor.

Lutar pela sua sobrevivência, ter que ver homens conhecidos e desconhecidos morrerem, famílias desesperadas, chorando. Precisar matar para ficar vivo, ver o ultimo suspiro de uma criatura e saber que foi por sua culpa.
Não seriam só flores, disso tenho certeza. Assim como não é só flores hoje em dia, no nosso mundo.

Parando para pensar, as diferenças não são tão grandes. Se tirarmos o fato outros seres existirem, a Terra Média não se difere tanto assim da nossa Terra. Temos as guerras, grandes como a do Um Anel, e pequenas entre nós mesmos, como entre Aragorn e Boromir no Conselho de Elrond. Temos amizades verdadeiras, como a de Frodo e Sam, que apesar de serem raras, ainda existem. Temos pessoas se juntando para lutar contra um mal maior, tentando mudar, tentando fazer algo que mude o futuro do mundo.

Você, leitor (a), fã de Tolkien, tenho certeza que lutaria na guerra contra Sauron, mas você luta nas guerras do nosso país? Luta para tornar o nosso mundo melhor, assim como lutaria pelo mundo imaginário de Tolkien?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.