Hello pessoitchas! Estamos aqui novamente pra contar uma historinha pra vocês, dessa vez sobre o surgimento dos pingentes e das jóias. Vocês já pararam pra pensar nisso? No quanto essas peças podem representar nossa personalidade?

A gente AMA usar acessórios desde sempre, eu por exemplo sou apaixonada por anéis e brincos, tem gente que não vive sem uma correntinha no pescoço e outras que gostam de pulseiras. Hoje em dia os berloques estão super em alta.

Mas onde isso se iniciou e porque?

A verdade é que a moda surgiu a tanto tempo atrás que a gente nem tem uma data definida. O que se sabe é que cada povo utilizava suas joias de formas diferentes. As mais antigas são aquelas feitas de ossos, dentes e pedras e etc que eram usadas como forma de “proteção”, já que antigamente as superstições eram muito maiores que hoje em dia.

No Egito, as jóias eram em formas de animais mitológicos, como escaravelhos e serpentes.

pingentes de ouro joias egipcias surgimento das joias blog amores e chiliques socorro sppingentes de ouro joias egipcias surgimento das joias blog amores e chiliques socorro sp

Os indígenas e os africanos também utilizavam de peças para se embelezar, apesar de ter aparência bem diferente das peças egípcias.

pingentes de ouro joias indígenas surgimento das joias blog amores e chiliques socorro sp

pingentes de ouro joias adornos indígenas surgimento das joias blog amores e chiliques socorro sp

Mas quando o ouro começou a ter valor, essas peças começaram a ser consideradas status de riqueza e poder.

E é assim até hoje, né? As vezes a gente pode pensar que joia é coisa de gente rica, mas na verdade não é bem assim. Uma bijuteria estraga fácil e acabamos comprando outra, outra e outra, já quando a peça é joia, gastamos tudo de uma vez só e temos aquela peça pro resto da vida.

Tem joias de todos os tipos hoje em dia: anéis, brincos, colares, piercings, e é claro, pingentes!

Com a moda dos chockers e dos berloques, os pingentes voltaram a ser usados e procurados pelas mulheres. Afinal, eles permitem que cada mulher “crie” sua própria peça e possa mostrar sua personalidade com isso. Geralmente os pingentes são símbolos de sentimentos, porque com a opção de mudar o pingente, a gente consegue mostrar como está se sentindo em determinados dias.

Eu fazia muito isso quando mais nova! Tinha vários pingentes e ia trocando conforme estava o meu humor no dia, as vezes eu queria ser rebelde (kkkkkkk) e colocava o pentagrama (a desinformada na época que achava que pentagrama era coisa de gente dark), outras vezes queria mostrar que estava fofinha e colocava o meu pingente do Snoopy haha. Pode parecer bobo, mas eu realmente sentia que estava colocando meus sentimentos pra fora daquela forma.

Naquela época eu chegava a colocar 3 pingentes juntos em uma correntinha e ficava tudo amontoado. Hoje em dia existem peças que permitem que você coloque mais pingentes no seu acessório sem um ficar por cima do outro, como o da foto abaixo.

pingentes de ouro surgimento das joias blog amores e chiliques socorro sp

Existem os pingentes mais tradicionais também. 

 

pingentes de ouro surgimento das joias blog amores e chiliques socorro sp

1- A Cruz: é o símbolo cristão mais usado e conhecido. É uma das formas de lembrar do sacrifício que Jesus fez por nós, representa nossa fé.

2- A Chave: significa guardar algo que você deseja proteger. Pode ser um filho, um amor verdadeiro, um segredo.

3- Cruz Ankh: esse já não é tradicional rsrs. Mas é um símbolo que eu amo. Seu significado é a eternidade, a chave da vida. Simboliza a união do masculino e do feminino pois pela união das pontas forma-se um cordão simbolizando a vida e a união dos opostos. Era muito utilizada pelos egípcios para simbolizar a vida após a morte.

4- Símbolo Maçom: também não é tradicional, mas como eu curto coisas curiosas resolvi trazer pra vocês. O esquadro significa o caminho correto que os membros devem seguir em busca da moralidade e do civismo. Já o compasso é utilizado por Deus para desenhar seus planos.

5- São Jorge e o Dragão: cada peça da armadura de São Jorge tem seu significado como  justiça, salvação, a verdade, a prontidão em anunciar o Evangelho de Jesus, representa um guerreiro oficial do Reino de Deus vestido para a batalha espiritual contra o mal. O dragão representa o mal que quer nos destruir. O simbolismo da imagem é da vitória do bem contra o mal, da vida sobre a morte.

6- Patinhas: esse é pros amantes de animais como eu! Pra mim, representa minhas gatinhas, e pra vocês?

7- Olho Grego: um talismã contra a inveja e o mal olhado, conhecido também como símbolo de sorte. Tem toda uma superstição por trás, normalmente é feito em azul porque dizem que o mal olhado é dessa cor, tem o poder de absorver energias negativas. Claro, se você acreditar nessas coisas. Eu tenho várias bijuterias com ele hahaha.

Enfim, é bem bacana como os pingentes podem ter tantos significados e serem tão pequenos e simples.

Os que mostrei aqui pra vocês são da loja Aubra Joias, eles tem várias peças além de pingentes como brincos e etc, tudo em jóia de verdade! Acho chique rsrs. Inclusive, todos os aqui são pingentes de ouro 18K, ou seja, vão durar pra vida toda.

Se quiserem conhecer mais o trabalho deles vou deixar aqui o contato:

Site: www.aubrajoias.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/aubrajoiasemouro18k/

E aí, vocês costumam personalizar seus acessórios com pingentes?

Quais vocês mais gostam?

MAQUIAGEM DE FADA

MINI ESMALTES | RESENHA

Beijinhos! #publi (to ousando nos assuntos heins? Quem disse que só sei fazer wishlist bobinha?)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.