Oi pessoal!
A gente sabe como é a cultura do Halloween lá nos EUA, mas vocês já pararam pra saber como é o Halloween pelo mundo? Aqui no Brasil, por exemplo, alguns até podem fazer festas temáticas no dia, mas não temos o costume de comemorar como os americanos, né?

No post de hoje eu achei que seria bacana compartilhar um pouquinho dessas curiosidades pra vocês!

como é o Halloween pelo mundo

halloween é de origem desconhecida.

Existem várias lendas e contos por aí, a mais contada sendo que a comemoração veio de um festival celta chamado Samhain que acontecia na Irlanda.

O Samhain foi criado para marcar o fim do verão, ligado ao ano novo logo em seguida. Nada a ver com bruxas, né? Com o tempo a celebração foi tomando outros rumos e se misturando entre as crenças católicas e pagãs.
Os pagãos comemoravam o dia dos mortos acreditando que a morte era a felicidade perfeita, sem dor e etc, nas festas haviam pessoas que se comunicavam com os espíritos, além da crença que naqueles dias os mortos voltavam para guiar seus familiares para o outro mundo ou para visita-los.
Já os cristãos comemoravam para Todos os Santos, fazendo sua vigília, onde as pessoas se reuniam para celebrar a vida daqueles que nos passavam a fé. Foi daí que o nome Halloween veio a ser criado, começando pelo nome de Todos os Santos: em inglês: All Hallow’s Eve.

Agora que vocês já conhecem um pouco da origem, vamos falar das festas e de como é o halloween pelo mundo!

IRLANDA

como é o halloween pelo mundo irlanda

Sendo meio que a origem da comemoração, os irlandeses continuam celebrando a data, acendendo fogueiras, fazendo espetáculos de fogos e festas de rua com jogos e brincadeiras. Já as crianças fazem o famoso “doces ou travessuras”. O Barnbrack também é irlandês: é um tipo de pão que contém objetos dentro para adivinhar o futuro.

MÉXICO

como é o halloween pelo mundo méxico

No México a festa é um pouco diferente. No dia 1 de Novembro os mexicanos comemoram o Dia dos Santos Inocentes (para relembrar crianças que morreram antes de serem batizadas). No dia 2 de Novembro é comemorado o Dia dos Mortos (El dia de los Muertos) onde as pessoas celebram levando itens que os mortos gostavam aos caixões, oferecem comidas e bebidas e decoram os túmulos, casas e ruas com coroas de flores e velas. Os mexicanos acreditam que nestes dois dias, os espíritos retornam a terra para reencontrar os familiares e são dois dias de muita alegria.

INGLATERRA

como é o halloween pelo mundo londres

Na Inglaterra a data é mais uma atração turística do que cultural. No dia 31 de Outubro as pessoas visitam os lugares mais assustadores de Londres, como a trilha percorrida por Jack, O Estripador. A famosa London Eye também é utilizada para assustar as pessoas. Londres vira quase um parque de diversões de terror, né? haha

BRASIL

como é o halloween pelo mundo saci brasil

Aqui comemoramos o Dia de Todos os Santos e Dia de Finados (1 e 2 de Novembro) para relembrarmos os mortos, mas não fazemos festas. Apesar de o costume ser pequeno ainda no nosso país, existem pessoas que comemoram fazendo festas a fantasia no estilo EUA, com muitos doces! Aproveitando a data, o Brasil transformou o dia 31 de Outubro no Dia do Saci, o personagem principal do folclore Brasileiro.

Legal como cada país tem suas crenças né?

Pra mim, a comemoração mais legal é a dos EUA, acho super divertida!

Mas a mais bonita com certeza é a do México!
A forma como eles veem como um dia para rever entes queridos, como tudo é mais alegre por lá.

Vocês sabem mais alguma coisa sobre como é o halloween pelo mundo?

Qual dos festivais mais gostaram?

O que vocês vão fazer nesse Halloween? Alguém vai comemorar, fazer festinha a fantasia?
Alguém aí curte a ideia de terem colocado o Dia do Saci? haha
Deixa aí nos comentários!

Ah!
Eu gravei vídeo de make de halloween pra vocês, depois posto aqui no blog!
Eu não podia deixar passar, né gente? hahaha
Data perfeita pra maquiagem artística <3

Beijos!

1 Comment on COMO É O HALLOWEEN PELO MUNDO? | CURIOSIDADES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.