DECORAÇÃO | COMO ESCOLHER AS CORES

Categorias Decoração

Opa!
Eu andei sumida na semana passada porque muita coisa ruim aconteceu, inferno astral gente! haha Um dos motivos que não apareci por aqui foi também porque andei correndo atrás da decoração do meu salão. Aproveitando o clima de pesquisas e de pensar na aparência que eu queria tudo, porque não trazer o assunto aqui no blog?

A maior dificuldade que eu venho encontrando é decidir a tabela de cores que quero que o lugar contenha. Na verdade a tabela de cores principais já está decidida, só preciso achar cores que encaixem nos detalhes para a decoração ficar mais bonita.

Não vou comentar muito aqui com vocês porque assim que estiver tudo pronto eu venho mostrar! 😀

Enfim, aproveitando o pensamento voltado na decoração, vim falar um pouco de como vocês podem escolher as cores que mais combinam e deixam o ambiente harmonioso.

É quase que a mesma coisa que pensar em maquiagem: nós temos que usar cores que encaixem umas nas outras, que se completem. Por isso é sempre legal ter uma tabelinha de cores em mãos quando estiver decidindo algo assim.

O círculo monocromático é algo bem bacana para se ter em mente quando for escolher as cores da sua decoração. Pra quem não sabe o que é, esse é um exemplo:

decoração circulo monocromatico

A gente tem que pensar nas cores primárias, secundárias e terciárias sempre que formos montar um look, uma make, uma decoração e por aí vai. Porque? Na verdade é um pouco difícil de explicar, meio confuso. Vocês se lembram de ter aprendido isso na aula de artes lá na época do ensino fundamental? Eu lembro! haha

As cores primárias quando misturadas formam outras cores (secundárias), que quando misturadas entre si ou com as cores primárias, formam outras cores que são as terciárias. A gente vai combinar uma cor secundária com a cor que sobrar das misturas das duas primárias.

Tá complicado de entender? Vou tentar exemplificar melhor. Vamos lá: digamos que eu tenha as cores vermelho e azul. As duas são primárias, certo? Quando nós misturamos elas, criamos a cor roxa (secundária). Agora, olha no círculo monocromático ali em cima. Qual a cor que está exatamente oposta ao roxo? O Amarelo.

Mas como saber disso sem olhar no círculo monocromático? As primárias são: vermelho, azul e amarelo. Para criar o roxo, misturamos o vermelho e o azul, e quem sobrou? Yep, o amarelo.

Demora um pouquinho para entrar na cabeça, e é muito fácil de confundir, mas é uma dica muito boa para ser usada na hora da decoração.

Digamos que meu quarto seja preto e branco. São duas cores neutras, qualquer outra coisa que eu coloque ali vão combinar, né? Mas e se eu quiser que meu quarto tenha uma parede vermelha e as outras brancas? E se eu não quiser ter móveis escuros ou brancos, quiser mudar um pouco?

Qual cor seria a mais legal de usar? O verde!

decoração vermelho

E se eu quiser pintar as paredes de azul? A opção para a decoração desse ambiente seria o laranja! A intensidade da cor também influencia bastante, então vale ter isso em mente. Um criado mudo ao lado da cama nessa cor, ou pequenos detalhes como almofadas, no telefone, quadros, na cortina.

decoração azul

Claro que não precisamos usar apenas as cores complementares, mas foi o que eu decidi para falar aqui hoje senão ia ficar um post enorme!

O que você usa quando quer fazer uma decoração legal? Quais seus quesitos de escolha? Que outras dicas vocês tem para quem está procurando cores diferentes para decorar a casa? Deixem aí nos comentários!

Beijinhos!

Comentários

comments

4 ideias sobre “DECORAÇÃO | COMO ESCOLHER AS CORES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *