CRONOGRAMA CAPILAR | COMO FAZER?

Categorias Cabelos

Oi gente! Semana passada eu comentei aqui sobre o projeto rapunzel, que eu estava abandonando o platinado (</3) e entrando pro cronograma capilar, certo? Pois naquele dia mesmo eu comecei! HAHAH apressada mesmo, to nem aí. Mas aquele dia eu não expliquei pra vocês o que era o Projeto Rapunzel, o que era o cronograma e nem como eu ia fazer, e é pra isso que eu estou aqui hoje 😀

CRONOGRAMA CAPILAR: O QUE É?

O cronograma capilar nada mais é do que você fazer uma tabelinha para o mês inteiro e seguir ela exatamente como ela está feita. O propósito é recuperar o máximo possível dos fios, e você realmente consegue isso com um mês de cuidados. Vai da sua escolha fazer o cronograma por mais tempo ou não. Eu quero fazer por pelo menos um mês para ver no que vai dar e junto com o cronograma eu estou tomando vitamina para as unhas/cabelo/pele e também estou tentando me alimentar melhor, porque a gente sabe que a nossa beleza começa por dentro e que se não estivermos com a saúde em dia, nosso cabelo também não vai estar. A tabelinha que eu estou seguindo é a básica, a mais usada por aí.

cronograma-imagem

HIDRATAÇÃO

Vocês podem ver que o maior foco do cronograma é a hidratação, certo? Muitas vezes a gente tem a mania de ver os cabelos secos e quebradiços e já sai fazendo reconstrução e tudo o mais forte possível, mas nem sempre é disso que nosso cabelo precisa. Tudo em excesso não é bom, lembrem-se disso. A hidratação serve para repor a agua dos fios, que é perdida durante os processos de descoloração, tinturas, até mesmo com o uso de secador, ou com muita exposição ao sol. 
Para essa etapa eu estou usando uma máscara de Mandioca da Haskell, misturada com Bepantol. Existem várias opções no mercado o importante é o produto conter vitaminas, aloe vera, proteinas de arroz, milho e trigo, por exemplo. Essa da Haskell é a mais hidratante que tenho aqui em casa, o resto dos produtos são todos bem fortes para reposição de massa, ainda não sei se ela é a ideal para essa etapa, mas é o que tá tendo hahah

Nutrição

Depois da hidratação, temos a nutrição como parte mais importante do nosso cronograma. A nutrição repõe a gordura nos fios, responsável por manter a água, que a hidratação ajudou a repor, nos fios. Os melhores produtos para essa etapa são os óleos vegetais e naturais. Eu estou usando Azeite de Oliva extra virgem, desses de cozinha mesmo! Aplico no cabelo no dia da nutrição e vou dormir com ele nos fios; no dia seguinte é só acordar e lavar normalmente. Nutrição provavelmente é a etapa mais barata porque dá pra usar coisas que a gente tem na cozinha mesmo haha. Quem não quiser usar o azeite, pode trocar por óleo de côco, óleo de rícino, tutano, ceramidas e etc.

RECONSTRUÇÃO

Aí sim é que entra a reconstrução! No cronograma ela é feita apenas UMA vez no mês, para não ocorrer excesso de vitaminas e causar o efeito contrario nos fios, deixando-os pesados, sem vida e quebrando. Ela é responsável pela reposição da queratina nos fios, e de outros aminoácidos necessários para que o cabelo fique bonito e saudável. É a reconstrução que deixa o cabelo mais forte, e repõe a massa dos fios. Eu vou usar aquela misturinha de glicopan pet que mostrei nesse vídeo AQUI, ou a máscara Absolut Repair da L’oreal. A reconstrução deve conter queratina líquida (sem excesso para que não ocorra a quebra dos fios), colágeno e proteínas.

Aí é só escolher seus produtos, seguir a tabelinha a risca, e notar a diferença! Importante lembrar que não se deve pular nenhum dia do cronograma, senão você não vai ter o resultado que espera!

Então, quem tá comigo? Vou postando o que eu estou usando, caso mude algum produto, lá no meu instagram (@amoresechiliques), e vou trazendo resenha dos produtos pra vocês depois de usar por um tempo, okay?

Você já fez ou faz o cronograma capilar? Quais produtos você usa? Deixa aí nos comentários! 😀

Comentários

comments

2 ideias sobre “CRONOGRAMA CAPILAR | COMO FAZER?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *