Oi pessoal! Primeiro post sobre livro em muito tempo e achei que seria legal começar falando do livro Improváveis Deslizes da Carol Teles, que terminei de ler hoje. 

A Carol é uma autora brasileira lá de Maceió, nascida em 1986, e que tem vários livros escritos já, o mais conhecido sendo A Mais Bela Melodia. 

Conheci o trampo da Carol de forma aleatória, faço parte de algumas comunidades literárias e recebi o convite dela para participar da leitura coletiva de Improváveis Deslizes. Como eu estava querendo voltar a ler com mais frequência, achei que uma leitura coletiva seria o ideal para isso e aceitei participar.

Comecei a ler o livro a 12 dias atrás. Queria seguir bonitinho o cronograma de leitura feito pela autora. Mas aí meus amigos.. quem disse que consegui parar?

improváveis deslizes livro resenha carol teles

Improváveis Deslizes é um livro de romance, misturado com suspense e drama. Geralmente, romance não é o meu estilo preferido de leitura, mas quando li o prólogo já percebi que de bobo e clichê aquele livro não tinha nada! Esse post PODE conter alguns detalhes sobre a trama que pode ser visto como spoilers.

Vou deixar para vocês a sinopse: 

Depois da trágica morte de sua irmã, Noah descobriu o que era culpa e ódio. Passou anos arquitetando como reparar o maior de seus deslizes, numa busca incessante que custaria a sua humanidade, e talvez a própria vida.Em meio a descobertas perigosas, jogos políticos sádicos e um leque de problemáticas relações familiares, o homem solitário tenta encontrar paz em meio a vingança, ignorando as pessoas que gostam dele, mas acolhendo qualquer um que possa vir a ser útil para seus planos. O que ele não esperava, era que as pessoas que viriam a ser úteis para seus planos, pudessem ser as mesmas que gostavam dele.Sombrio, misterioso e com a narrativa caótica das mesas de poker, Improváveis Deslizes mostra ao leitor que nem sempre é possível procurar por monstros sem se tornar um no caminho. E que mesmo o mais lógico dos nossos erros, podem ser simplesmente improváveis deslizes.

SOBRE O LIVRO

O livro é relativamente grande, contendo 571 páginas. Li pelo Kindle e fui acompanhando pela porcentagem, e em alguns momentos, principalmente nos primeiros capítulos, tive a sensação de ler, ler e ler e aquele númerozinho lá embaixo com a quantidade de páginas lidas não sair do lugar. O interessante é que isso não tornou o livro cansativo para mim. Porque, mesmo as páginas não andando, a história estava se movendo com uma fluidez ótima, com vários acontecimentos realmente importantes e que precisavam estar ali para um bom fechamento de todo o arco depois. Achei incrível como a autora não deixou passar nenhum detalhe, tendo atenção em tudo que contava, para que em vários capítulos na frente pudesse fechar os arcos de maneira inteligente e gostosa de se ler. A partir do capítulo 15 pra frente, a leitura se tornou meio viciante. A história passou a mostrar mais sobre o passado de alguns personagens, atiçando a minha curiosidade e não me deixando parar. 

O livro é narrado pelo ponto de vista de dois personagens, Noah (o protagonista), e Zoe (que não deixa de ser protagonista junto com Noah). Cada capítulo sendo descrito por um e fazendo dois arcos se cruzarem de forma natural. Improváveis Deslizes tem personagens bem trabalhados, com personalidades e características tão próprias que é impossível não se apaixonar por cada um deles. Não são personagens engessados e perfeitinhos, muito pelo contrário, todos tem seus defeitos, seus problemas, e a autora mostra como cada um lida com seus demônios internos de forma impecável. 

Em vários trechos, Carol nos tira o ar com frases maravilhosas que nos deixam refletindo sobre a vida e sobre escolhas que fazemos.
A leitura é pesada no inicio. Apesar de romance, o livro nos entrega sentimentos de culpa, dor, ódio, necessidade de vingança, desavenças em família, muitas coisas que estão presentes nas nossas próprias vidas por milhares de motivos que as vezes são até bobos. Na verdade, o romance mesmo é quase como se uma subtrama. A tensão do livro é sentida do início ao fim, dando uma trégua apenas nos últimos capítulos.

E se, durante a leitura eu já estava apaixonada e viciada, ao chegar ao final eu me surpreendi. A Carol trabalha um fim totalmente inesperado e emocionante, que me fez sentir pontadas no peito ao ler. Simplesmente de tirar o fôlego

Livro sombrio, maduro, com até mesmo cenas picantes e deliciosamente escritas, Improváveis Deslizes me surpreendeu de formas que eu não esperava e me fez querer conhecer os outros trabalhos da autora. 

Merece ser lido e conhecido! 

Você já leu ou ficou curioso para ler Improváveis Deslizes?

Vou deixar o link do livro que está disponível na Amazon para quem quiser ter essa experiência maravilhosa. Lá tem uma preview que dá para vocês terem um gostinho do que é a escrita da Carol.

ARMADILHAS DA MENTE | RESENHA
ASSASSINS CREED O FILME | RESENHA
CCXP 2018 | MAIOR EVENTO DE CULTURA NERD DO BRASIL

Beijos!

1 Comment on IMPROVÁVEIS DESLIZES | RESENHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.